domingo, 9 de maio de 2010

Projeto 22ª em Companhia da Cidadania realizado no dia 08/04/2010 na Escola Municipal Elaine de Santana Santos


Visando promover a aproximação da 22ª CIPM com os moradores do município de Simões Filho, realizamos um projeto denominado “22ª em Companhia da Cidadania” , através de ações sociais fundamentadas nos princípios da polícia comunitária.
O evento aconteceu no dia 8 de Abril de 2010, no Colégio Municipal Elaine de Santana Santos, situado na Rua do Campo, s/n, Cia II, contemplando cerca de 100 estudantes do turno matutino.
Pretendíamos atender outras 100 crianças do turno vespertino, entretanto, devidos às fortes chuvas que inundaram Salvador e a região metropolitana tivemos que suspender as atividades à tarde.

Os Alunos Soldados do Núcleo de Formação de Soldados da 22ª CIPM, durante a disciplina curricular Polícia Comunitária, vislumbraram aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso,ministrada por mim, buscando a interação com a comunidade, e desenvolveram atividades e oficinas que proporcionaram cultura, lazer, esporte e informações às crianças da comunidade.

Foram elaboradas diversas oficinas educativas e esportivas, tais como: saúde, pintura, jogos e recreações, combate às drogas, corte e trança de cabelo, ordem unida, stand de fotos, capoeira, boxe judô , jiu-jítsu, dança. Foi um momento de interação muito grande com os membros da escola, não só com os alunos, mais também com as mães, professoras e coordenadoras, que nos acolheram de forma bastante carinhosa e receptiva.
Foi muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada criança e a ância de participar de cada atividade. Impressionante como eles não se comoviam com a forte chuva e com a água que invadia as salas de aula.
Este projeto nos ajudou a refletir o quanto a comunidade que trabalhamos é carente de necessidades básicas, e o pouco que podemos fazer se torna muito diante da felicidade que podemos proporcionar àquelas crianças.
Os Alunos Soldados ficaram encantados com singelos agradecimentos recebidos pelas crianças e perceberam o quanto nosso trabalho é importante para sociedade. Certamente, cumprimos a missão com o espírito renovado e com maior incentivo para continuar esta caminhada em busca da nossa Polícia Comunitária.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário